Competências
- Sensibilizar para aspectos culturais e civilizacionais
- Desenvolver capacidades de comunicação
- Utilizar correctamente recursos linguísticos em situação de comunicação.
- Reflectir sobre o uso e funcionamento da língua para desenvolver estratégias
metacognitivas que conduzam ao “saber-fazer”
- Cooperação internacional (organizações e movimentos de solidariedade)
- Pesquisar de forma autónoma
Actos de Linguagem
- Exprimir intenções/ opiniões/sentimentos;
- Fazer projectos;
- Indicar referências;
- Justificar opções/ argumentar;
- Contar/ descrever;
- Referir acontecimentos no passado;
- Exprimir a opinião;
- Exprimir vontades, sentimentos, desejos, necessidade, dúvida;
- Formular juízos de valor.
Conteúdos morfossintácticos
- Adjectivos ( género, número, grau);
- Expressão de tempo;
- Expressão de condição;
- Expressão de fim;
- Emprego dos vários tempos verbais.
Actividades
- Pesquisar de forma autónoma;
- Recolher informação sobre movimentos de expressão artística/solidária;
- Reflectir sobre temas humanitários a partir de produções artísticas;
- Produzir textos escritos e orais a partir de recursos diversificados;
- Leitura expressiva de textos.
Avaliação
- Apresentação de trabalhos escritos/orais e realização de projectos.
Terá de ser assim?
Sem comentários:
Enviar um comentário